Toscana: Volterra
- Anna Karen
- 16 de jul. de 2015
- 5 min de leitura
Atualizado: 1 de mai.
No coração da Toscana, Volterra se revela como uma das cidades mais autênticas e fascinantes da região. Erguida sobre uma colina, envolta por muralhas medievais e banhada por uma luz dourada que parece eternizar o tempo, Volterra guarda mais de três mil anos de história em suas pedras. De origem etrusca, passando pelo esplendor romano até a vibrante era medieval, suas ruas estreitas, praças elegantes e ruínas ancestrais contam histórias de civilizações que moldaram não apenas a cidade, mas a alma da Toscana.

Onde fica Volterra
Volterra é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Pisa, com cerca de 11.000 habitantes.
Fica a 1:20 hora de Firenze (75 km) e 1:00 hora (55 km) de Siena.

Na estrada que leva a Volterra, que por si só já é maravilhosa, e até esculturas contemporâneas pontuam a paisagem rural da Toscana. Vale uma foto.

Um pouco da história de Volterra
Volterra (antigamente chamada de Velathiri) é uma das cidades mais importantes do período pré-romano que, mesmo com mais de 3000 mil anos, é considerada uma das cidades antigas mais bem conservadas do mundo.
Como é peculiar das cidades etruscas, Volterra fica no topo de um platô. Com seus 531 metros do nível do mar, è possível ter uma visão magnifica de grande parte da região – e por este motivo, Volterra foi uma das maiores cidades do período Etrusco, pois era praticamente impossível para o inimigo chegar de surpresa.
Teria sido o local de nascimento do segundo papa, Papa Lino.

Curiosidades de Volterra
A arte do alabastro
Uma das características importantes que a renderam famosa foi o trabalho realizado com o alabastro – tipo de mineral branco fosco utilizado na fabricação de verdadeiras obras de arte. Um exemplo maravilhoso do trabalho em alabastro é a réplica perfeita da torre de Pisa, com 2 metros e 40 centímetros e mais de 25.000 pequenos. Por dois finais de semana do mês de agosto, toda a cidade de Volterra se transforma.
O Festival Medieval "Volterra AD 1398"
Por dois domingos de agosto, todo ano a cidade se transforma e retrata um típico dia da cidade no ano de 1398. Todo mundo se veste como naquela época, realizam-se jogos medievais, desfiles com as bandeiras (como aquela vista no filme "Sob o Sol de Toscana"), e muito, muito mais!!! Até é necessário trocar as moedas de euro pelo “Grosso Volterrano” – réplica fiel da moeda utilizada no ano de 1398 d.C.
As filmagens da série Crepúsculo
No filme "Lua Nova", da série "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, a cidade de Volterra é a sede da família de vampiros Volturi. No entanto, as cenas cinematográficas foram rodadas em Montepulciano.
Circuito Cultural da Cidade - Volterra Card
Os bilhetes vendidos pela Câmara de Turismo da Cidade dão direito à visita às principais atrações culturais da cidade (Palazzo dei Priori, Área Arqueológica do Teatro Romano e Acrópole Etrusca, Museu Etrusco Guarnacci, Pinacoteca e Museu Cívico, Ecomuseu de' Alabastro).

Atrações em Volterra
Um pouco sobre suas principais atrações: Ambiente medieval das ruas da cidade, as Lojas de Alabastro, a Muralha e Porta dell'Arco, o Duomo di Volterra, o Palazzo dei Priori, o Teatro Romano, o Museo Etrusco Guarnacci, a Pinacoteca e o Museo Civico, o Palazzo Vitti, o Museo della Tortura, a falésia Balze di Volterra e a Fortaleza Medicea.
Ruelas da cidade medieval
Como em toda a Toscana, um passeio pelas ruas da cidade já vale a visita.
Lojas de Alabastro
Existem centenas de pequenas lojas por toda a cidade que vendem absolutamente tudo feito de Alabastro: desde pequenas joias até grandes artigos de decoração.
Muralha
Outra atração original, do século 12.

Porta dell'Arco
É um famoso monumento arquitetônico etrusco, feito com diferentes materiais e técnicas de construção desde o século IV a.c., um sinal das mudanças que ocorreram ao longo dos séculos, a porta tem um arco de pedra cobrir, decorado na parede exterior de três esculturas em forma de cabeça humana. A lenda diz que as esculturas em forma de cabeça que aparecem no arco retratam a tríade dos protetores de Volterra, o que corresponderia mais ou menos a Júpiter, Juno e Minerva mitologia greco-romana. Ela é o único elemento que resta da seção sul etrusca das antigas muralhas de Volterra.

Duomo
Típica das cidades médias medievais, a Igreja da cidade é pequena e sem grande atratividade, mas estando lá vale entrar e admirar o teto em caixotões dourados que é impactante, especialmente após as renovações pelas quais passou.
Palazzo dei Priori
Não bastasse a beleza da cidade sobre o alto se uma colina, neste palácio é possível subir na torre e presentear-se com ainda mais horizontes.
Teatro Romano
As ruínas de um antigo teatro romano foram descobertas na década de 50 pelo arqueólogo por Enrico Fiumi . Na Idade Média, no século XIII, o edifício foi cortado em dois pela muralha urbana, que estabeleceu suas bases no topo do auditório. Anos mais tarde, foram descobertas e incorporadas ao complexo as ruínas de uma terma romana. Hoje é possível visitá-lo (pagando a entrada) ou ter uma visão perfeita de todo o complexo do alto (de graça).
Museu Etrusco Guarnacci
Reúne a maior herança etrusca do país. Hoje se valoriza muito a coleção de urnas funerárias etruscas (única no mundo em quantidade e conservação).
Pinacoteca e Museo Civico
Reune algumas obras renascentistas e da escola bizantina, mas sem grandes destaques. Vale para quem tempo sobrando na cidade, já que o bilhete que dá direito a diversas atrações também inclui a pinacoteca.
Museo da Tortura
Ele faz parte de uma rede ("Museo della Tortura") presente em várias cidades italianas. O museu, que mais parece uma atração barata da Disney, mostra uma série de réplicas de instrumentos de tortura da época medieval.
Palazzo Viti
Não é muito comum palácios abertos à visitação em aldeias medievais, mas aqui pode-se apreciar o interior desse pequeno palácio, suas peças e móveis. O atual proprietário mora dentro do edifício e muitas vezes acompanha os visitantes para contar sua história por visitas guiadas (€8 por pessoa).
Nos arredores de Volterra
Balze di Volterra
É um grande penhasco (ou falésias) de onde se pode ter uma vista privilegiada, que muitos descrevem como um misto de "esplendor e medo". Localizada a sudoeste da cidade, a área tem caracteristicas geológicas específicas que provocam numerosos deslizamentos de terra e erosões. O fenômeno, lento mas inexorável, já engoliu cemitérios, muros etruscos, casas e até a igreja e convento de San Giusto, do século VIII em honra de San Giusto, é o Convento de San Marco.

Fortaleza Medicea
Fica no ponto mais alto da colina que abriga a cidade, foi inicialmente construída em proporções menores (a chama Rocca Vecchia ou "Cofre") e posteriormente ampliada por ordem de Lorenzo de' Medici no século XV. Hoje abriga uma prisão de segurança máxima e só pode ser visitada em ocasiões especiais.

Gastronomia em Volterra
Bar L’Incontro: Não importa se é verão, inverno, primavera ou outono: simplesmente entre neste café Bar L’Incontro e delicie-se com o que dizem ser o melhor cappuccino da Itália!!! Sem contar os doces, o chocolate quente, os salgados, a atmosfera…
















































































Comentários