top of page

É hora da chamada "invernagem" do barco


É hora da chamada "invernagem" do barco

Com a chegada do outono, navegar no Mediterrâneo já não é tão bom. Frio, ventos inconstantes e traiçoeiros, água gelada…. É então hora da chamada "invernagem" do barco.


Chegamos na cidade de Marina di Ragusa, no Sul da Sicília, em uma marina bem preparada, com boa estrutura e com amigos que vão deixar o barco por aqui também. Agora é hora de levantar as mangas e preparar o GiraMondo para o inverno… e a lista é looonga!


Depois de uma limpeza geral na parte externa, a primeira parte do trabalho consiste em recolher as velas, cobrir o bote, desinflar o standup e guardar tudo o que normalmente fica do lado de fora, para evitar a exposição desnecessária ao sol e evitar perder qualquer coisa no caso de uma ventania ou tempestade.


Uma vez que não vamos mais entrar e sair da marina por vários meses, deixamos o GiraMondo mais longe do píer para evitar choques em caso vento forte e instalamos um sistema de atracação que envolve, além dos cabos normais, molas amortecedoras, correntes e presilhas que absorvem a tensão e reduzem a carga tanto nos cabos como no barco.


Se um barco não for devidamente preparado para o inverno, a umidade pode ficar presa nos seus componentes internos e danificar os sistemas operacionais; mofo, bactérias e outros convidados indesejados podem crescer no motor e nos tanques d'agua, sem falar nas paredes, estofados e roupas.


Então, eu e o Henry dividimos as tarefas.

Eu fiquei com a organização (obvio!!!) e a limpeza. Depois de lavar tudo e limpar cada buraquinho, tudo recebe um spray de vinagre para evitar mofo. No começo o cheiro do vinagre incomoda, mas depois você se acostuma e ele passa a ser o maior aliado da limpeza náutica!


Em paralelo, o Henry conduziu todos os procedimentos de invernagem no motor, tanques, watermaker, gerador, ar-condicionado e sistemas de navegação.

Pronto! Checklist concluído, barco pronto para a invernagem. Já podemos fechar o GiraMondo e fazer o balanço da temporada, que foi incrível, cheia de aprendizado, novidades e aventura. Valeu cada segundo….


Vamos ficar uns meses em Portugal enquanto planejamos o roteiro de 2023. Coração apertado há com saudade!

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page