Troca de Anodos
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 13 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.
O que é um anodo?
Hoje foi mais um dia de manutenção aqui no GiraMondo.
A gente estava ouvindo um barulho estranho e ao mergulhar, a gente viu que estava faltando um anodo e um outro anodo estava solto e muito corroído!
Mas afinal, o que é um anodo? Ele é uma espécie de escudo protetor que se deteriora salvando outras peças vitais do barco, como o hélice, eixo e a quilha.
Ele protege essas partes da eletrólise, que é um fenómeno químico que ocorre quando uma corrente elétrica passa pela água causando corrosão nos metais submersos.
Para proteger o barco dessa corrosão, a gente utiliza os "anodos de sacrifício", que são peças de metal menos nobre como zinco, magnésio ou alumínio, que são intencionalmente instaladas nas partes submersas do barco com o propósito de se corroer primeiro, no lugar de outros metais mais fortes, protegendo assim, as partes vitais da embarcação.
Em outras palavras, o anodo age como uma espécie de escudo que se deteriora para preservar as partes mais importantes e caras do barco. É uma prática comum monitorar e substituir os anodos de sacrifício regularmente para garantir a proteção contra a corrosão e para que ele continue eficaz.
No nosso caso, por algum motivo, ele caiu e a gente não pôde correr o risco de ficar sem o anodo para não arriscar o hélice.
É isso aí! Coisas de barco! Mais uma pra sua listinha!
Curtiu? Então, compartilhe nosso conteúdo e continua com a gente para saber mais curiosidades das vida a bordo!
Comments