Sistema IALA de balizamento 1
- Anna Karen Moraes Salomon
- 12 de abr.
- 1 min de leitura
Viu aí no vídeo aquelas boias verde e vermelha?
Bom, elas fazem parte do sistema IALA de balizamento.
Vou explicar….
Desde o inicio da navegação marítima, marcas visuais eram usadas para indicar perigo, sinalizar a entrada de portos e assim por diante, que por muitos anos não eram padronizadas.
Com as grandes navegações, cada país levou para suas colônias seu próprio sistema, com exceção dos Estados Unidos que desenvolveu seu próprio método.
Mas a existência de tantos sistemas dificultava muito a navegação entre países e regiões.
Então foi somente na década de 80 que a IALA (International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities) produziu um conjunto padronizado de sinais e balizas utilizado globalmente para garantir a segurança da navegação, com o objetivo de sinalizar perigos como recifes, bancos de areia ou outros obstáculos submersos e indicar a direção correta de entrada e saída de canais, portos e marinas.
Eles não conseguiram criar um padrão único, mas ajudaram muito na unificação de várias coisas e na divisão em do mundo em duas regiões, o que usa o sistema A, que inclui a Europa e o que usa o sistema B, que inclui Brasil e Américas, que se diferenciam principalmente nas regras para o uso de cores e formas nas boias de navegação.
Você já sabía disso? Deixe seus comentários pra gente!
Comments