Portugal: Lisboa
- Anna Karen Moraes Salomon
- 22 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Lisboa foi fundada pelos Fenícios, que a chamaram de Alis Ubbo (“porto seguro”) e foi depois ocupada pelos gregos, cartagineses, romanos, "Suevos da Galiza" e pelos muçulmanos.
Em 1147 houve a reconquista pelo 1o. rei de Portugal, D. Afonso I, o Conquistador e em 1255, passou a ser a capital do reino.
A partir do século XV, o porto de Lisboa tornou-se um dos mais importantes do mundo, atraindo conhecimentos marítimos que influenciaram a corte do infante D. Henrique.
Em 1500, D. Manuel I fixou sua residência no atual Terreiro do Paço, concentrando lá a vida comercial de Lisboa e atraindo a aristocracia para o Bairro Alto.
Em 1580, a Espanha dominou Portugal, que só recuperou sua independência em 1640, seguindo-se de uma explosão de desenvolvimento subsidiados pelas riquezas trazidas do Brasil.
O grande terremoto de 1755 destruiu Lisboa completamente, mas o Marquês de Pombal (um ídolo para os portugueses!) reconstruiu a cidade com um moderno projeto urbanístico de traçado geométrico e vias de estilo clássico.
Em 1807 a cidade foi dominada por Napoleão, mas reconquistada pelos ingleses em 1811, que quebraram a organização urbanística pombalina mas construíram alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade.
No século XX, a Avenida da Liberdade passou a ser o novo eixo da capital, atraindo as lojas de luxo e atividades financeiras.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lisboa foi o refúgio de muitos exilados dos países ocupados pelo eixo, por sua neutralidade.
Em 1932, o ditador António de Oliveira Salazar tomou o poder até 1974, quando um golpe de Estado, conhecido como a “Revolução dos Cravos”, fez seu governo cair. Durante estes anos, Lisboa sofreu uma grande mudança demográfica e expansiva.
Em 1986, Portugal entrou na União Europeia e nos últimos anos recebeu muitos investimentos e incentivos ao desenvolvimento imobiliário. Todas as ruas importantes e centrais da cidade estão revitalizadas ou em fase de recuperação.
A cidade de Lisboa é uma delícia de se visitar: ruelas para se perder, museus super interessantes, calçadas e edifícios lindos, povo receptivo, comida maravilhosa, vinho bom e barato. Veja os demais posts que preparamos da região de Lisboa e arredores!
Comments