top of page

Portugal - Centro: Caldas da Rainha

Atualizado: 3 de mai.

A lenda conta que a Rainha D. Leonor passou na região em uma viagem para Óbidos, quando viu pessoas se banhando nas águas quentes de lá, mandou parar a carruagem e ouviu que aquelas águas eram milagrosas e curativas.


A Rainha, que tinha uma ferida que não fechava no peito, experimentou e se curou!

A Rainha então mandou erguer um edifício com fins terapêuticos, o Hospital Termal, considerado o hospital termal mais antigo do mundo, à volta do qual se formou a cidade que passou a se chamar “Caldas da Rainha”.


Hoje os Museus do Hospital, Museu da Cerâmica e do Ciclismo, a Praça da Fruta e o Parque Dom Carlos I são as atrações da cidade. Mas o mais interessante é que o "cartão postal" de lá, o edifício chamado de "Pavilhão do Parque Dom Carlos I" foi construído em 1984 para ser um novo hospital termal, mas o projeto inovador do arquiteto Rodrigo Maria Berquó nunca se realizou. Foi instalação militar, redação de jornal, posto de turismo e até faculdade, mas hoje está completamente abandonado. Parece um espaço mal assombrado e já foi comparado a Hogwarts, a escola de Harry Potter do mundo de J. K. Rowling.


A cidade, que dizem ter muito potencial para se transformar em um centro de spas, está bem longe desse projeto.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page