Itália - Sardenha: Isola Tavolara
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 6 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Na costa nordeste da Sardenha, um colosso de granito pontilhado de vegetação mediterrânea emerge do mar: Tavolara é uma montanha calcária que se ergue com 560 metros de altura, quatro quilómetros de comprimento, com uma verticalidade imponente e com tons cromáticos que contrastam com o azul petróleo e turquesa de suas águas.
A sua volta está a área marinha protegida de Tavolara-Punta Coda-Cavallo, que se estende por 76 quilômetros da costa.
A história de Tavolara está ligada ao rei Carlo Alberto de Sabóia que, segundo uma lenda, chegou às suas costas em busca das míticas cabras com dentes de ouro - provavelmente amarelados devido a uma erva local - e nomeou seu único habitante, Giuseppe Bertoleoni, rei do ilha. Os descendentes ainda são os únicos residentes (e guardiões!) de lá.
A área sudeste da ilha, Spalmatore di Terra, abriga um píer e dois restaurantes. O que vale lá é mesmo praia, o mar e a visão da rocha.
Atrás dos restaurantes, seguindo uma pequena trilha para a Cala Tramontana, há uma praia linda, mas de pedregulhos.
De bote, em volta da ilha, tem uma paisagem incrível. Além do paredão impressionante, dá para apreciar as grutas e as cabras montanhesas… É inacreditável vê-las equilibradas e camufladas nas rochas.
Na frente da ilha fica Porto San Paolo, que é a cidadezinha de onde partem os barcos turísticos para Tavolara. Bem sem graça, essa não vale a pena. Para a gente, sua baia apenas serviu de abrigo para o GiraMondo, de onde pudemos apreciar a montanha colossal.
Simplesmente im.per.dí.vel!!!
Commenti