Grécia - Phócida: Templo de Delfos
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 14 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de ago.
E a tripulação do GiraMondo atracou e foi visitar o Templo de Delfos, na Grécia Central.
Ele é um dos sítios arqueológicos mais importantes e fascinantes da Antiguidade. Localizado no santuário de Apolo, no Monte Parnaso, era visto como o "umbigo do mundo" pelos antigos gregos, por abrigar o célebre Oráculo de Delfos.
Dedicado a Apolo, deus da luz e da profecia, o santuário tem raízes na mitologia: Apolo teria matado a serpente Píton no local, estabelecendo seu oráculo ali. O templo que vemos hoje é uma reconstrução do século IV a.C., com arquitetura dórica, cujas imponentes guardavam a estátua de Apolo.
O Oráculo de Delfos desempenhava um papel central na vida da Grécia Antiga, influenciando guerras, tratados e fundações de colônias. Ali, Pítia, a sacerdotisa de Apolo, em transe e inalando vapores, proferia respostas enigmáticas, que os sacerdotes interpretavam e que influenciavam as decisões de indivíduos e cidades-estado.
Com o advento do Cristianismo, Delfos perdeu sua influência e o templo foi fechado no século IV d.C. Séculos depois, escavações revelaram o templo, os edifícios que abrigavam os tesouros e oferendas, um teatro e um "estádio" onde se realizavam os Jogos Píticos, que eram competições esportivas e artísticas em homenagem ao deus Apolo. Muitas das peças enconradas estão expostas no museu local.
Hoje, as ruínas de Delfos são um Patrimônio Mundial da UNESCO, além de serem incríveis por si só, oferecem uma vista impressionante do Vale de Phocis, que se estende até o Golfo de Corinto.
É isso aí! Templo de Delfos: não pode ficar fora do seu roteiro na Grécia!



Comentários