França - Provance: Saint Paul de Vence
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 3 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Saint-Paul-de-Vence, Provence, França
A cidade medieval murada foi fundada entre 1544 e 1547 pelo rei da França, François I, como uma réplica da cidadela de Nice.
Um dos primeiros bastiões da fortificação da França, foi descoberta pelos artistas no início do século XX a cidadezinha começou a ser o ponto de encontro da nata artística e intelectual europeia.
Nomes como Picasso, Miró, Soutine, Scott Fitzgerald, Isadora Duncan, Yves Montand, Greta Garbo, Sophia Loren... e tantos outros costumavam se hospedar no hotel La Colombe d’Or e compartilhar um bom vinho nos inúmeros bares e pequenos restaurantes que dividem o espaço com as galerias e esculturas espalhadas pelas ruelas do vilarejo. Alguns desses artistas pagavam suas contas com suas obras...resultou que o hotel e alguns restaurantes tem peças de Picasso, Léger, Braque, Matisse!
Antes mesmo de entrar na parte murada da cidade, as mesas do Cafe de la Place são já concorridas, de onde se pode assistir um jogo com bolas de metal chamado "petanca" que acontece o dia todo na praça de chão batido ao lado.
Passando a entrada da muralha, basta se perder nas ruelas cheias de galerias e oficinas de artesãos.
Por estranho que pareça, outro ponto de interessante é o pequeno cemitério no fim do vilarejo, que tem uma vista linda do vale.
E para fechar o programa, para quem gosta de museus de arte, próximo à cidade, em Colline des Gardettes, há também a Fondation Maeght, que é um dos museus de arte mais renomados do sul da França, com uma das maiores coleções de pinturas, esculturas, desenhos e obras gráficas de artistas modernos e contemporâneos da Europa, com mais de 13 000 obras de arte.
留言