França - Córsega: Ajaccio
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 13 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Ajaccio é a capital da Córsega e sua maior cidade e vive em torno de seu filho mais nobre, Napoleão Bonaparte, que lá nasceu em 1769 e por lá passou parte de sua infância. A cidade tem a praça de Napoleão, a Avenida de Napoleão, o memorial de Napoleão, diversas estátuas com poses diferentes de Napoleão, o Aeroporto Napoleão, e assim vai. Em diversas partes da cidade, as calçadas tem uma placa de metal em formato de seta, com um “N” incrustado, que apontam a direção da antiga casa do imperador, hoje um museu com memórias que atestam sua herança corsa.
Nas proximidades, há até a Caverna Napoleão, que teria sido o refúgio do grande homem durante sua infância!
O maior museu da cidade, o Palacio Fesch, que tem uma coleção bem interessante de pinturas pinturas renascentistas italianas, bem como uma das mais importantes coleções de obras da era napoleônica. O Cardeal Fesch, que construiu o palácio, era nada mais que... tio de Napoleão. Por isso, lá também há o mausoléu da família Bonaparte.
Além do Tour Napoleônico, a cidade tem belos edifícios e monumentos: a Cidadela (construída no o século XVI pelos genoveses), o Lantivy Palace (agora usado como sede da prefeitura), a Catedral barroca de Santa Maria Assuntion, a igreja neoclássica de Saint-Roch, a capela de Saint-Antoine de la Parata e a igreja de Saint-Erasme .
Ao caminhar no centro da cidade, pode-se também apreciar as mansões da Belle Epoque no chamado “bairro dos estrangeiros”, que acolhia os turistas ingleses neste período. O destaque é o Palácio dos Cyrnos que foi um hotel de luxo do século XIX.
A cidade também tem uma beleza natural: o mar turquesa contorna sua costa. As praias são estreitas e com muitas pedras, mas a visão é fantástica. De lá pode-se também admirar as famosas Ilhas Sanguinárias, que recebem esses nome por se tronarem vermelhas quando o sol se põe sobre elas.
Comments