Croácia: Novigrad
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 7 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mai.
E o Giramondo completou sua temporada na Croácia em Novigrad, a última cidade relevate da costa croata, a noroeste da península de Istria, às margens do Mar Adriático.
A gente já falou antes, mas vale repetir: grad em croata quer dizer cidade! Então é fácil saber que Novigrad quer dizer cidade nova! Mas não se iluda...Novigrad, no norte da Istria, na Croácia, não é nada moderninha... ela tem uma rica história que remonta aos tempos romanos. O nome reflete apenas o fato de que a cidade foi fundada em um período posterior em comparação com outros assentamentos na região. Por ali havia uma cidade antiga que se chamava Aemona, mas os gregos construíram esse assentamento e chamaram de Neápolis, cidade nova. A partir de 1270 esteve sob o domínio da República de Veneza, com o nome de Cittanova E uma curiosidade...até 1920, não havia croatas em Novigrad.
Sua arquitetura histórica reflete essa diversidade cultural. Ao caminhar pelas suas charmosas ruas de paralelepípedos, a gente foi transportado através dos tempos, passando por igrejas medievais, fortalezas bem preservadas e casas de pescadores coloridas.
No centro histórico, as muralhas da cidade revelam histórias de batalhas e conquistas, assim como a torre sineira, a igreja de San Pelagio com suas decorações barrocas e o lapidário, com fragmentos de edifícios românicos das redondezas. Vale a pena visitar o Gallerion, exposição permanente sobre a intensa história marítima da cidade cheia de modelos militares.
Suas praias de águas cristalinas convidam a momentos relaxantes à beira-mar, enquanto os restaurantes à beira da água oferecem pratos de frutos do mar frescos e deliciosos. A atmosfera descontraída é acentuada pelo caloroso acolhimento dos habitantes locais, que estão sempre prontos para compartilhar a cultura e tradições croatas.
Novigrad: Mais uma para seu roteiro na Istria!
Comments