Croácia: Canal de Osor
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 14 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
O canal da cidade de Osor (na verdade Canal de Cavanella ou Cavana), fica entre as ilhas de Cres e Lošinj. Passar por lá de barco exige algum planejamento, já que por cima dele há uma ponte rodoviária de 1,5 m de altura que abre apenas duas vezes por dia (às 9h00 e 17h00). Além de tudo, ele , é estreito (09 metros) e na sua parte mais rasa tem apenas 2 metros d eprofundidade, e por isso não são todos os barcos que conseguem passar por ele.
Como estava nos limites do tamanho do GiraMondo, resolvemos aproveitar a oportunidade, o que evitou uma volta grande na ilha de Lošinj para rumar em direção a Cres.
O canal foi escavado pelo homem já na Idade do Bronze e era frequentado bastante na época romana, pois a estratégica posição de Osor (que deriva do antigo nome grego de Apsoros) tornou-a a cidade mais importante das duas ilhas até ao final da Idade Média.
O canal e suas pontes foram reconstruídos várias vezes ao longo do tempo e renovados devido aos ataques sofridos e pelo terremoto de 1511, teve até uma época, no século XVII, em que um imposto de passagem que durante anos estava suspenso. Em 1942, a administração italiana (na época essa área era dominada pela Itália) encomendou a construção de uma ponte giratória. Ela foi atingida por um avião em 1945, mas sua estrutura não foi seriamente danificada e a ponte pôde ser remontada.
Hoje a população local e os turistas se reúnem em volta do canal no horário da abertura da ponte, comemorando (junto com a tripulação!) quem consegue passar pelo estreito canal sem bater ou encalhar! :)
Comentários