Croácia: Split
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 1 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mai.
Split é uma cidade deslumbrante localizada na costa da Croácia, que combina a beleza natural com uma rica herança histórica.
Sua história remonta ao século III a.C., quando foi fundada como uma colônia grega. No entanto, a verdadeira transformação de Split ocorreu quando o imperador Diocleciano decidiu sediar a capital do recém criado império romano do ocidente e construiu ali um magnífico palácio no final do século IIII d.C.
Esse palácio, hoje conhecido como Palácio de Diocleciano, é um testemunho impressionante da arquitetura romana e considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ele é um tesouro histórico, com suas antigas muralhas, sua Catedral de São Domnius, o Templo de Júpiter e o incrível Peristilo, a galeria de colunas que envolvem a praça central, que fica cheia de artistas e músicos. Subir na Torre do Sino da catedral oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego da cidade e das ilhas próximas.
Ao seu redor, ainda dentro de centro histórico, ruas estreitas de paralelepípedos brancos encantam com sua atmosfera medieval e suas lojas, restaurantes acolhedores e cafés pitorescos, onde se pode saborear a deliciosa culinária croata e aproveitar a atmosfera animada da cidade.
Ao longo dos séculos, a cidade evoluiu e expandiu além dos muros do palácio, desenvolvendo-se em um centro cultural e econômico vibrante.
Na Riva, que é o calçadão à beira-mar, da pra curtir um passeio ao longo da costa, apreciando a vista para o mar cristalino e o entra e sai dos barcos, além de mais mais dezenas de bares e restaurantes.
Resumindo, Split que mescla harmoniosamente cultura, história e beleza natural, com uma atmosfera autêntica e encantadora que a torna um destino imperdível para que vai para Croácia.
Continua com a gente rumo ao Norte da Croácia!
Comentarios