top of page

Toscana: Pienza

Atualizado: 1 de mai.

Pienza é pequena, mas tem alma de grande ideal. No coração do Val d'Orcia, com suas ruas de pedra e paisagens que escorrem pelas encostas suaves das colinas toscanas, essa cidade foi sonhada por um papa e desenhada como símbolo do Renascimento. O traçado é harmonioso, a luz entra com generosidade nas praças e vielas, e o aroma de queijo pecorino parece fazer parte da arquitetura. Um lugar onde cada detalhe foi pensado para ser belo — e continua sendo.


ree

Onde é e como chegar em Pienza

Pienza é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 2.231 habitantes.

  

Fica a 1 hora e 35 minutos (116 km) de Firenze, a 1 hora (55 km) de Siena, a 26 minutos (23 km) de Montalcino, a 19 minutos (14 km) de Montepulciano e a 12 minutos (10 km) de San Quirico D'Orcia.

  

Vale a pena a visita rápida (ou um almoço) a uma vila muito próxima de Pienza, Monticchiello, a 15 minutos (10 km) de lá.

  

ree

  

Um pouco da História de Pienza

De lá já foi nomeado o Papa Pio II, renascentista e que colocou a cidade em posição de evidência no século XV.

  

Chamada anteriormente de Corsignano, a cidade teve seu nome mudado para Pienza depois que Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458.

  

ree

  

Nascido em Pienza, o sumo pontífice tinha o sonho de transformar a sua cidade natal em cidade modelo, por isso mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal.

O centro de Pienza foi completamente redesenhado pelo Papa Pio II em estilo renascentista.

  

ree

  

Embora muitos de seus projetos jamais tenham sido realizados, Pienza tornou-se parte do chamado Parque Artístico, Natural e Cultural do Vale D'Orcia, que tem por objetivo preservar o extraordinário patrimônio de Pienza e de seu entorno: Castiglione d'Orcia, Montalcino, San Quirico d'Orcia e Radicofani.

ree

  

Em 1996 o centro histórico de Pienza foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO pela sua importância arquitetônica, nos estilos Renascentista e Gótico.

Curiosidades de Pienza

Pienza é muito charmosa: passando pelo centrinho descobre-se vias com nomes atraentes, como Via della Fortuna, Via dell’Amore e Via del Bacio; floreiras cuidadosamente colorindo e dando vida as janelas e portas e lojas de brinquedos educativos de décadas atrás.

  

Atrações Turísticas de Pienza

Um pouco da cidade de Pienza, na Toscana, e de suas principais atrações: Praça Pio II, Catedral de Santa Maria Assunta (Duomo de Pienza), Palazzo Piccolomini, Via della Fortuna, Via dell’Amore e Via del Bacio, “Sacada”, além da massa pici e do queijo pecora. 


Piazza Pio II

 Toda a cidade gira em torno da Piazza Pio II e de seus edifícios históricos. Normalmente, a Piazza em si não tem grandes atrativos, mas na primavera ela fica completamente enfeitada de flores.

  

ree
ree

Palazzo Piccolomini

O Palazzo foi criado em 1459 pelo renomado Bernardo Rossellino, um estudante do famoso arquiteto arquiteto Leon Battista Alberti, para ser a residência de verão papal, e tornou-se a casa de descendentes de Pio II até 1968. O poço de mármore travertino na Piazza carrega o brasão da família Piccolomini, e foi amplamente copiado na Toscana durante o século seguinte.

    

ree
ree
ree

Duomo

O Duomo di Pienza, fica ao lado do Palazzo Piccolomini. A Catedral de Santa Maria Assunta foi construída pelo arquiteto Rossellino (1459) e sofreu alguns danos, mais suas proporções esplêndidas são mantidos intactas. É inundado de luz nos vastos vitrais encomendados pelo Papa. Ele queria um “vitrea domus” (literalmente “casa de vidro”), que simbolizam o espírito da iluminação intelectual da época Humanista.

  

ree
ree

Palazzo Vescovile

O Papa Pio II incentivou a construção deste edifício, ao lado do Duomo e na frente do Palazzo Piccolomini para completar o projeto arquitetônico da cidade e receber os bispos que viajassem a Pienza para participar de encontros com o papa. Sua construção foi financiada pelo Cardeal Rodrigo Borgia (que posteriormente se tornou o Papa Alexandre VI). Hoje ele abriga o Museu Diocesano e o Museo della Cattedrale. A coleção inclui trabalhos têxtis locais, bem como artefatos religiosos do século XII ao XV.

  
ree
ree

Palazzo Comunale

Em frente à igreja está esse edifício que abriga a Câmara Municipal. Construído para fazer jus ao novo status da cidade dado pelo Papa Pio II, recebeu uma torre de sino menor do que a da catedral, para simbolizar o poder superior da igreja.

  

ree

Sacada: imperdível!

Um dos pontos mais atraentes da cidade é uma grande "sacada", cuja entrada fica atrás do Duomo, com uma vista linda para os campos da Toscana (já que Pienza fica no alto de uma colina).

Especialidades Gastronômicas de Pienza

Pienza é também famosa por suas especialidades gastronômicas como o queijo Pecorino (queijo típico italiano feito de leite de ovelha, “pecora” em italiano).

  

Há em Pienza lojas do tipo empório e queijarias com suas vitrines cenográficas expondo seus queijos de maturações diversas. O aspecto escuro, o cheiro forte e o formato conferem ao Pecorino características inconfundíveis.

  

ree

Na minha opinião, o pecorino mais envelhecido tem sabor intenso, enquanto os mais jovens são suaves e agradáveis (que para mim, é preferível, mas isso é uma questão de paladar!).

  

De qualquer forma, todos eles harmonizam muito bem com os presuntos locais e, claro, o clássico Brunello di Montalcino.

  

ree

Além disso, também é um destaque local a "pici", uma massa típica toscana modelada à mão, depois de passada na máquina, e então cortada manualmente, uma a uma.

  

ree

Dica de Restaurante em Pienza

Trattoria Latte di Luna

  

ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page