Firenze 06 - Mercato del Porcellino
- Anna Karen
- 19 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Também chamada de Loggia del Mercato Nuovo ou Mercato di Paglia, o espaço foi criado para vender seda e objetos preciosos, mas hoje abriga uma feirinha de couro e souvenir. Lá é passagem obrigatória para os turistas que seguem a superstição que promete trazer de volta à cidade quem acariciar a estátua do javali, o famoso "Porcellino".

O que significa Loggia e de onde vem esse nome?
Loggia não é uma tradução da palavra “loja”, e sim algo mais semelhante ao que hoje chamamos de “Lodge” ou Galeria: um grande vão aberto e coberto.
No fim da idade média, com o aumento da produção dos camponeses e artesãos, era necessário um lugar coberto para a troca das mercadorias em dias de chuva ou frio ou mesmo onde os políticos poderiam falar com o público em espaços abertos; foi criada então a “Loggia”, uma estrutura coberta com arcos abertos voltada para a rua e que facilitava o fluxo de pessoas, ao mesmo tempo que as protegia dos imprevistos da natureza.
A história da Loggia del Porcellino
A Loggia del Porcellino é o nome popular da Loggia del Mercato Nuovo, assim chamado para distingui-lo do mercado velho, situado onde hoje é a Piazza della Repubblica e foi construída entre 1547 e 1551, segundo projeto de Giovan Battista del Tasso, para o comércio de seda e objetos preciosos. No século XIX, passou a ser conhecida pela venda dos famosos chapéus de palha de Firenze.
A Loggia del Porcellino hoje
Parada obrigatória para turistas é o Porcellino (porquinho ou leitãozinho), que é uma fonte de bronze (na verdade, em forma de javali). Originalmente feito por Pietro Tacca em 1612 como cópia de uma estátua helenística conhecida por sua versão em mármore, hoje está exposta na Galleria degli Uffizi.
Hoje em dia é um símbolo de superstição da cidade: turistas do mundo inteiro vão ao seu encontro para testar a sorte (dizem que colocando uma moeda na língua do javali, ao deixá-la cair, se ela for direto para o ralo sem encostar nas grades, é um sinal de sorte e fortuna).

Estátua do Porcellino, que preve a sorte dos turistas
Outra superstição é de que esfregando o focinho do animal de bronze (real razão para essa ser a única parte da estátua que está limpa e brilhante enquanto o resto está marrom esverdeado), o turista terá um retorno garantido à cidade.
(PS: A sorveteria Venchi é aqui na frente... não se esqueça de pegar seu gelato!)
Outros Pontos Turísticos da Região 6
Atrações tradicionais ou imperdíveis
Atrações complementares e bem interessantes
Chiesa di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - fachada e laterais externas
Atrações opcionais ou de interesse específico
Chiesa e Museo di Orsanmichele (Igreja e Museu Orsanmichele) - por dentro e museu
Via de’ Tornabuoni e Via Degli Strozzi (lojas de luxo)
Comentários